sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CORPO ESCULTURAL X ALMA ESCULTURAL - O corpo escultural, moldado e lapidado segundo os padrões atuais, deve " conter" também uma alma escultural...

CORPO ESCULTURAL X ALMA ESCULTURAL


O ideal de beleza imposto pela indústria da moda e da mídia e a valorização do corpo perfeito tornaram-se obsessão, e esse culto à estética traz sérios danos a corpo e alma.

Os ideais de beleza impostos pela indústria da moda e da mídia e a valorização do corpo perfeito tornaram-se obsessão dos últimos tempos. Esse culto à estética traz sérios danos. Doenças como anorexia, bulimia e vigorexia tomaram um vulto assustador : vidas são colocadas em risco no consumo de remédios para emagrecer e de anabolizantes, ou até mesmo fazendo cirurgias desnecessárias. Nada contra o cuidado com o corpo. Corpo saudável, sim; corpo escravo da escultura física nunca.

Assim também a alma precisa de cuidados. Ela também não pode enferrujar. O “sedentarismo” do mundo interno traduz-se em acomodação e conformismo. A alma que não é exercitada também envelhece cedo e mal.

O exercício físico exige disciplina, regularidade e dedicação. O da alma também.

Quando o apóstolo Paulo diz “ porque o bem que quero eu não faço, e o mal que não quero esse faço”(Rm 7.19), ele está falando de um exercício difícil. O exercício proposto por ele visa evitar a atrofia de algo lindo da alma humana e determinado por Deus: fazer a vontade do Pai. Esse é o grande exercício. Eis uma questão interessante: “os escravos da forma física” conseguem delinear os corpos. E os que exercitam a alma? Qual o resultado? Bem, aí a Palavra de Deus é clara e linda: “ O coração alegre aformoseia o rosto”(PV 15.13).

O resultado do “exercício da alma” é um coração alegre, que não cabe dentro do corpo e transborda em forma de rosto aformoseado. Log, a expressão bonita do corpo não vem pelo exercício físico, mas sim pelo exercício da fé e de todos os seus aspectos e valores. Exercita-se a alma flexionando os joelhos e erguendo as mãos(2 Cr 6.13). Precisamos exercitar isto:”ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus é o Senhor”(Fp 2.10-11). Isto é exercitar a alma.

Cuidar  bem do seu corpo e da alma é vida.(Novolhar)


O FATOR “PORQUE”

Antes de você começar, pergunte-se a si mesmo “por que?” Quando as coisas ficarem difíceis, lembre-se a si mesmo o porquê. Glória Travis

Q uando a razão do porquê é forte o suficiente, você passa a encontrar a força e a vitalidade para realizar o trabalho que tem de ser feito. Quando a razão é clara o suficiente, você pode desenvolver a disciplina requerida a fim de alcançar o seu alvo. Quando a razão do porquê é significativa o suficiente, você passa a ganhar acesso aos recursos necessários para que as coisas aconteçam.

Seja o que for que você deseja alcançar, é absolutamente essencial que você compreenda e se conecte com a razão do porquê você está fazendo o que está fazendo.

Saiba, compreenda e conecte-se com o significativo porquê e – pela graça de Deus – você achará a melhor maneira de realizar o que você tanto sonha.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhososa, dos que se afastam para seguir deuses falsos! Salmos 40:12


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESCOLHA UMA RESPOSTA

Pensar é fácil, agir é difícil e colocar os pensamentos de alguém em ação é a coisa mais difícil desse mundo. Johann Wolfgang

A vida pode lhe nocautear, se você assim permitir. Mas as coisas não têm que ser necessariamente assim. Nem sempre você pode controlar o que está vindo sobre você, mas você pode, sim, decidir sobre como irá responder à sua inesperada circunstância.

Você pode decidir como responder e a maneira como você responde pode fazer toda a diferença do mundo. Existe uma positiva e até bem humorada maneira de responder sobre tudo que vem até você. Apesar de as circunstâncias não serem as ideais, a sua resposta pode ser exatamente a mais correta.

Em vez de você se permitir sucumbir pelas pressões da vida, tome a decisão de buscar algum valor em cada uma delas. Em vez de impulsivamente reagir como força de um hábito, tome a decisão de agir com base em um positivo propósito. Escolha uma resposta que tenha como base não apenas a situação, mas quem você é e onde você deseja chegar. Ao fazer isso, você pode se manter no controle, não importa o que possa vir sobre você.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Amigo, guarde o equilibrio e o bom senso: não os perca de vista nem por um minuto. Eles guardarão a sua alma viva e feliz, manterão você saudável e alegre. Provérbios 3:21


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JONATHAN EDWARDS - pregador, teólogo calvinista e missionário entre os índios americanos, é considerado um dos maiores filósofos americanos...

Quando Jonathan Edwards tinha 7 ou 8 anos, houve um despertamento na igreja do seu pai e o menino acostumou-se a orar sozinho, cinco vezes, todos os dias, chamando outros para orarem com ele.

Edwards entrou na Faculdade Yale com apenas 13 anos. formou-se com 17 anos, com as maiores honras.

Após passar dois anos ensinando em New York e algum tempo em Yale, tornou-se pastor auxiliar do seu avô, Solomon Stoddard, numa grande igreja, em Northampton. Em 1729, assumiu integralmente o pastorado da igreja, da qual foi afastado 20 anos depois, por insistir na necessidade de um compromisso verdadeiro com Cristo para participar da Ceia do Senhor.

Perplexo, tendo a esposa e sete filhos para criar, Edwards, com 46 anos, mudou-se para Stockbridge, Massachussetts, e começou um ministério totalmente diferente. Tornou-se um missionário entre os índios Housatonnuck, com cerca de 250 famílias, aos quais pregava com a ajuda de um interprete. Seis anos e meio depois, em setembro de 1757, Edwardws foi convidado para ser presidente da Universidade de Princeton. Rfelutante a princípio, acabou assumindo a nova responsabilidade em janeiro de 1758, mas permaneceu menos de 3 meses, pois adoeceu e morreu no final de março daquele mesmo ano.(Jornal O Estandarte de outubro/2011, página 38)

AMPLA GRATIDÃO

A forma mais sincera de gratidão é fazer uso completo das coisas pelas quais temos sido abençoados. Jack Mills

Com certa frequencia você tem ouvido dizer que tudo aquilo que você focaliza, isso passa a crescer. Basta examinar a sua própria experiência de vida e você terá essa confirmação. Talvez a mais poderosa e acessível maneira de focalizar no positivo seria através da gratidão.

Não limite a sua gratidão. Seja grato não apenas por aquilo que brilha reluzente, pelo novo, fácil, amplo, feliz, coisas deliciosas mas também por aquelas coisas que aparentemente, - a princípio – não ter a forma de bençãos. Busque uma maneira por ser grato mesmo em meio a dificuldades. A razão para isto é porque em cada uma delas sempre haverá algo de positivo.

Ser grato, desenvolver gratidão em primeiro lugar a Deus, o Criador e fonte de tudo que há de bom lhe capacita a se conectar com os aspectos positivos de toda e qualquer situação. Busque realmente uma maneira de ser grato por absolutamente tudo e você irá descobrir valores e abundância em todas as direções.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

...em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. I Tessalonicenses 4:18


sábado, 22 de outubro de 2011

O QUE FAZER QUANDO FALAM MAL DE VOCÊ - há um silêncio que deixa deus operar em nós...

O QUE FAZER QUANDO FALAM MAL DE VOCÊ?



                        Jesus, porém, não respondeu palavra. ( Mc 15.5)


Não há na Bíblia um quadro mais tocante que o do Senhor Jesus, o nosso Salvador em silêncio, sem responder palavra alguma aos que o injuriavam, os quais Ele poderia ter feito cair prostrados a seus pés com apenas um olhar ou uma só palavra de repreensão. Mas Jesus os deixou falar e fazer o pior, e ali ficou no poder do silêncio de Deus – o mudo Cordeiro de Deus.

Há um silêncio que deixa Deus operar em nós; o silêncio que pára com os próprios planos e a auto-reivindicação, com os seus próprios recursos de sabedoria [ argumentações próprias ] e com  suas previsões, e deixa que Deus o proteja e responda ao golpe cruel, segundo o amor Dele, fiel e infalível.

Quantas vezes perdemos a intervenção de Deus porque tomamos nas mãos a nossa própria   causa e avançamos em nossa defesa utilizando palavras impróprias, ferinas, de baixa qualidade.

Que Deus nos dê este poder de guardarmos silêncio; e também nos dê este espírito manso! (A.B.Simpson, Manancial no Deserto)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CARTA DE ABRAÃO LINCOLN AO PROFESSOR - Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros...

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO:

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

SER FORTE


A nossa imaginação é a única limitação que podemos ter diante do futuro. Charles Kettering
Se você quer ser forte, seja paciente, reflexivo e compreensivo. Qualquer pessoa pode ser rude, mas é necessário força real para ser gentil e polido. Se você quer ser forte, seja persistente. Força perseverante não vem num piscar de olhos, mas é construida através do tempo.

Se você quer ser forte, tenha o hábito de agir. As pessoas mais fortes são aquelas que agem enquanto outras apenas falam e projetam. Se você quer ser forte, seja humilde. Coloque o seu foco no fazer em vez de se preocupar em obter o crédito.

Se você quer ser forte, seja alegre. Quando você desfruta o que faz, você se torna muito mais eficiente. Se você quer ser forte, seja você mesmo. A força genuína que você tem consiste – sob muitos aspectos – em ser a pessoa que você é.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não os oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece 
com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los. Eclesiastes 9:2

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DANDO E RECEBENDO

Genuína apreciação pode mudar um dia de uma pessoa ou até mesmo mudar uma vida. Tudo que de você é requerido é transformar suas palavras em ação. Margareth Cousins

Dê um pouco de gentileza e você receberá amizade em troca. Dê uma esforço extra e você receberá um valor ainda maior em troca. Dê uma resposta honesta e você receberá a verdade em troca. Dê um sorriso e você receberá alegria em troca.

Dê com real significado e você receberá gratificação em retorno. Dê graças e você receberá verdadeira abundância em troca. Dê a sua total atenção e você receberá uma positiva experiência em troca. Dê o seu conhecimento e aprenda algo novo em troca.

Dê aquilo que você mais aprecia e você receberá ainda mais em troca. Dê de si mesmo e você receberá uma vida de genuína riqueza em troca.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Lucas 6:38a

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CONEXÃO CERTA

O processo de pensar positivamente é muito mais simples do que muitos imaginam. Pensamentos positivos envolvem antes de mais nada focalizar a atenção em assuntos positivos.

S e você se preocupa, se atemoriza e se frustra com seus problemas, eles crescerão ainda mais, e se fortalecerão mais ainda, uma vez que você os está alimentando com sua intensa energia emocional. Imagine porém o que aconteceria se você a retirasse deles e a canalizasse em seus mais preciosos sonhos!

Pense naquilo que você já não deseja, mas pense apenas o suficiente, para que você venha a descobrir o que realmente deseja. A seguir, transfira o poder das suas emoções para o melhor das suas possibilidades positivas. Então tente visualizar em sua mente como você irá se sentir quando seus sonhos se tornarem realidade. Experimente a empolgação, a satisfação e o sentimento de gratificação.

Suas emoções lhe foram dadas por Deus para um propósito definido. Elas têm um poder incrível. De uma maneira profunda e num nível inegável elas influenciam a sua psique, suas atitudes, ações e eficiência. Numa estreita parceria com Deus faça com que as suas poderosas emoções venham a trabalhar a seu favor, ao mante-las alinhadas com os seus mais positivos sonhos, alvos e anseios.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Mateus 6:25,26


terça-feira, 18 de outubro de 2011

DO SEU INTERIOR

O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos. Pitágoras

As suas circunstâncias não definem você; elas, porém, revelam quem você realmente é. Os eventos que ocorrem na sua vida não são a causa de você ser desta ou daquela maneira. Os eventos na sua vida lhe dão a oportunidade de expressar quem você é pela maneira que você lida com eles.

Como um espelho, o mundo a seu redor reflete seus valores, suas crenças e expectativas. As coisas que você experimenta do lado de fora de si mesmo reflete, também, a pessoa que você é do lado de dentro. A vida na essência flui de dentro para fora.

Todo ganho que você obtém exteriormente que não revela a sua origem interior será um ganho temporário e, na maioria deles, insignificante. Sucesso real e duradouro vem apenas depois de um sucesso ter sido nutrido interiormente. Tome um grande cuidado com a pessoa que está no seu interior porque é deste endereço que você irá atingir todos os ângulos da sua vida.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INDESTRUTÍVEL

Coisas pequenas afetam mentes pequenas. Benjamim Disraeli

A pesar de que as suas responsabilidades e obrigações são mesmo reais e o pressionam com tremenda intensidade, elas jamais poderão destruí-lo porque, ao assumir a sua responsabilidade, você se coloca em posição de controle.

Apesar dos problemas darem a indicação de que nunca irão acabar, eles jamais poderão destruí-lo porque é atravessando os problemas que você estará se dirigindo a todo vapor em direção ao seu sonho.

Apesar das trevas estarem bem presentes ao seu redor, elas jamais poderão destruí-lo porque as trevas só fazem com que a luz que habita em você resplandeça ainda mais.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Não entre em pânico. Estou com você. Você não precisa ter medo, porque sou seu Deus. Vou dar forças a você. Eu o ajudarei. Isaias 41:10 (Mensagem)


sábado, 15 de outubro de 2011

CONVITE PARA VOCÊ (EM PORTUGUÊS )

C O N V I T E



                            É Tempo de Festejar !!!



“ Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as  palavras da Lei. Disse-lhes mais : ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados. Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” ( Neemias 8.9-12 )



Estamos convidando V.Sas. e Família para que neste dia alegre e solene, prestemos juntos Culto de Adoração e Louvor a Deus, pelas adversidades superadas, bênçãos recebidas. Haverá alegres cânticos e a participação na Mesa do Senhor, da Santa Ceia.



Outros motivos: 3.o aniversário da IPI Lapa ( 2008-2011) e 79.o da I.C.R.B (1932-2011).



Logo após o Culto, o “partir” do Bolo e o tradicional “ Parabéns à Você”.



Teremos  a participação do Grupo de Folclore Húngaro Zrínyi Néptáncegyüttes”.


DIA 30/10 - HORÁRIO: 10H00

LOCAL : RUA DOMINGOS RODRIGUES, 306 - LAPA



Importante: confirme a sua presença e seus convidados para efeito da boa organização  através do e-mail: orlando.nakamura@uol.com.br



CONVITE ESPECIAL PARA VOCÊ (Em húngaro)

É Tempo de Festejar !!



9- Ekkor Nehémiás, a király helytartója és Ezsdrás, a pap, az írástudó és a Léviták, akik magyaráznak vala a népnek, így szólának az egész néphez: E nap szent az Úrnak, a ti Isteneteknek, ne keseregjetek és ne sírjatok, mert sír vala az egész nép, mikor a törvény beszédeit hallá.  10- És ő mondá nékik: Menjetek, egyetek kövért és igyatok édest és küldjetek belőle részt annak, akinek semmi nem készíttetett, mert szent e nap a mi Urunknak, és ne bánkódjatok, mert az Úrnak öröme a ti erősségtek.  11- A Léviták is csendesíték vala az egész népet, mondván: Hallgassatok, mert e nap szent és ne bánkódjatok! 12- Elméne azért mind az egész nép enni és inni és részt küldeni és szerezni nagy vígasságot, mert megértették a beszédeket, amelyekre őket tanították vala. (Nehémiás könyve, 8.9-12 )

                           

Estamos convidando V.Sas. e Família para que neste dia alegre e solene, prestemos juntos Culto de Adoração e Louvor a Deus, pelas adversidades superadas, bênçãos recebidas. Haverá alegres cânticos e a participação na Mesa do Senhor, da Santa Ceia.



 motivos: 3.o aniversário da IPI Lapa ( 2008-2011) e 79.o da I.C.R.B (1932-2011).



Logo após o Culto, o “partir” do Bolo e o tradicional “ Parabéns à Você”.



Teremos  a participação do Grupo de Folclore Húngaro Zrínyi Néptáncegyüttes”.

Importante: confirme a sua presença através do e-mail:orlando.nakamura@uol.com.br

DIA 30/10 - HORÁRIO : 10H00

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A missão de Jesus e a nossa missão

revista / edicao 332 / a-missao-de-jesus-e-a-nossa-missao

Colunas — Missão integral

  • Setembro-Outubro

A missão de Jesus e a nossa missão

O ponto de partida mais apropriado para entender a natureza da missão que Deus nos delegou como igreja é a missão que, segundo os quatro evangelhos, Jesus Cristo levou a cabo durante seu ministério terreno. Quais foram suas prioridades? Qual foi sua mensagem? Que elementos incluiu em sua missão? Qual foi sua motivação? As respostas a estas perguntas nos ajudarão a entender um fato fundamental da eclesiologia e missiologia bíblicas: sem desconhecer ou minimizar as grandes diferenças de tempo e espaço entre nós e Jesus, a igreja é chamada a continuar a missão do Senhor ao longo da história até que ele volte. Em termos gerais, o propósito de Deus é que a igreja se constitua em uma comunidade de testemunhas de Jesus Cristo. Isto, no entanto, significa muito mais do que “dar testemunho” verbal sobre ele; significa ser e viver como ele. A missão da igreja é inseparável da missão de seu Senhor não só porque a igreja pertence a ele, mas também porque a vocação da igreja é que a Palavra que no primeiro século se fez carne e viveu entre nós (Jo 1.14) continue manifestando sua presença na sociedade no século 21 por meio dela.

De todas as descrições de Jesus Cristo no Novo Testamento, nenhuma comunica com tanta força a natureza de sua missão como a descrição dele como “servo”, ou “escravo” (“doulos”). Em Marcos 10.45, ele disse sobre si mesmo: “o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Tal descrição combina duas figuras do Antigo Testamento: o glorioso Filho do homem de Daniel 7, que vem entre as nuvens do céu para estabelecer seu domínio eterno sobre todos os povos, nações e línguas, e o Servo sofredor do cântico de Isaías 53, que oferece sua vida em expiação para justificar a muitos. Este admirável paradoxo é uma maneira de afirmar que Jesus veio para estabelecer seu reinado universal tendo como base o seu próprio sacrifício pelos pecadores, ou seja, como “o Cristo crucificado” (1Co 1.23; 2.2).

É claro que o sacrifício de Cristo -- um sacrifício de eficácia redentora -- nunca poderá ser repetido. Como afirma o autor da carta aos Hebreus, em virtude da vontade de Deus, “temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” (10.10). No entanto, o Novo Testamento provê uma base sólida para afirmar que nós, os seguidores de Cristo, somos chamados a reproduzir em nossa própria experiência o mesmo tipo de entrega, inspirada pelo amor, que o levou à cruz. Nas palavras do apóstolo João: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3.16).

Para o apóstolo Paulo é clara a relação entre a entrega de Jesus Cristo na cruz e sua própria experiência como missionário. Nessa direção aponta um texto cuja interpretação sempre motivou muita reflexão entre os estudiosos: “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). Não se trata de que Paulo considere que os sofrimentos de Cristo tenham sido insuficientes para cumprir cabalmente seu propósito redentor. Trata-se, na verdade, de que o apóstolo considera que seu próprio sofrimento torna possível que a igreja chegue a ser o que Deus se propôs a fazer dela e ser aquilo pelo que Jesus Cristo deu sua vida. Se a igreja quer ser fiel ao seu chamado de prolongar a missão de Jesus Cristo ao longo da história, toda ela e, mais ainda, seus líderes, não podem esquivar-se do sacrifício que implica seguir o caminho de Jesus como o Servo sofredor do Senhor.

Traduzido por Wagner Guimarães

C. René Padilla é fundador e presidente da Rede Miqueias, e membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Fundação Kairós. É autor de O Que É Missão Integral?.
 

Amigos: nossa nova família

Casamento e família

  • Setembro-Outubro

Amigos: nossa nova família

-- E o que vocês fazem nos finais de semana? -- perguntei ao jovem casal.
-- Vamos à casa de nossos pais almoçar e passamos a tarde lá! Um domingo na casa de cada pai.

Aparentemente isso é muito bom -- apenas aparentemente. Uma das questões com as quais frequentemente nos deparamos em nosso consultório é que muitas pessoas, principalmente os jovens, têm pouca ou nenhuma amizade profunda. É comum os jovens falarem que têm muitos amigos, mas verifico que a maioria destes são virtuais, se encontram nas redes sociais.

Onde estão os amigos que frequentam a casa um do outro? Aqueles com os quais se pode ter conversas significativas?

Atualmente veicula um comercial de bebida que compara a diversão de beber em casa com aquela em um bar. Ele induz o espectador à conclusão de que estar em um bar é muito melhor que ficar em casa. Esta é uma manobra de propaganda consumista, pois fora de casa as pessoas consomem mais do que em casa. Segundo esta lógica, para o capitalismo consumista é melhor não estabelecer amizades profundas, pois fazem mal à economia.

No Salmo 133.1 lemos: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. Pergunto-me: como será possível “viver em união” com alguém que encontro em bares? Alguém cuja casa não frequento? Ou mesmo, será que o contato rápido que temos após a celebração religiosa em nossas igrejas é suficiente para produzir uma amizade verdadeira?

As famílias estão cada vez menores e mais isoladas. O casal trabalha a semana inteira, fica horas fora de casa e, nos finais de semana, não tem disposição para desenvolver amizades para si e para os filhos. Correm para o “refúgio da casa dos avós”, que com alegria recebem filhos e netos, mas que mal sabem o dano que podem causar a longo prazo. Exceções acontecem quando a família sai para passear e gastar nos shopping centers e, se sobrar energia, ir à igreja.

Todo relacionamento profundo e significativo demanda tempo, disposição e franqueza. É necessário tempo para conhecer quais valores o amigo preza e disposição para abrir a minha casa. Muitos escolhem ficar com os amigos virtuais, pois quando não há “olho no olho” é fácil esconder as caracteristícas que não são tão bonitas em nós e no outro, como ocorre nos “chats” e redes sociais. Não são pessoas reais, mas personagens criados.

Quando abrimos nossa casa para os amigos estamos criando várias possibilidades para os nossos filhos.Damos a eles a oportunidade de desenvolver amizades com os filhos de pessoas que conhecemos, que têm valores semelhantes aos nossos e com as quais sabemos que nossos filhos estarão seguros. Por isso é tão importante desenvolvermos amizades que vão além daquelas virtuais.

Quando tenho preguiça em desenvolver relacionamentos verdadeiros “abro a porta” para que meu filho busque as amizades que puder encontrar por conta própria, e estas nem sempre serão boas. Lembro-me de um casal de minha igreja quando convidei a filha deles de 6 anos para vir à minha casa brincar com minha filha, na época com a mesma idade. Disse-me que achava muito trabalhoso levar a menina lá em casa, pois ela poderia muito bem brincar com as crianças de seu condomínio. Infelizmente esta moça hoje encontra-se fora da igreja. Provavelmente a falta de amigos cristãos não foi a única responsável pelo distanciamento, mas pode ter contribuído para que ela não desenvolvesse um sentido de pertencimento à igreja local.

É necessário ter coragem para desenvolver padrões de vida diferentes dos que a sociedade quer nos impor. Fazer boas amizades pode ser custoso, mas as recompensas são grandes. É bom ter uma família extensa que podemos visitar nos finais de semana. Porém, é preciso mais que isso. Nos encontros de casais que costumamos dar, falamos, brincando, que Deus foi muito sábio ao estabelecer quatro finais de semana no mês: um para visitar os avós maternos; um para visitar os avós paternos; um para convidar/visitar os amigos e um para se curtir como família nuclear! Que Deus nos dê sabedoria neste equilíbrio e ousadia na busca de amizades verdadeiras.

Carlos “Catito” e Dagmar Grzybowski são casados, ambos psicólogos e terapeutas de casais e de família. Catito é autor de Como se Livrar de um Mau Casamento e Macho e Fêmea os Criou, entre outros.

www.ultimato.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SABE, DOUTOR, AQUELA "DOR" QUE NUNCA PASSA?

" Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué: dispõe-te agora, passa o rio Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel." ( Livro de Josué, 1.1,2)

A tristeza entrou naquele lar deixando ali um vazio. O primeiro impulso foi desistir de tudo e sentar-se em desespero entre os destroços da esperança. Mas não se atreveu. Está no campo de batalha em meio à lutas. Fraquejar agora seria colocar em risco o interesse maior. Outras vidas seriam prejudicadas por um vacilo seu. E você não pode parar, nem um pouco para sofrer a sua própria dor.
Um general relatou uma história dramática vivida por ele no campo de guerra. Seu filho era tenente e comandante do grupo de artilharia. Estavam avançando contra o inimigo. O pai era o comandante geral daquela perigosa operação de ataque ao inimigo. Enquanto avançava, de repente seus olhos caíram sobre um corpo inerte, bem à sua frente. De relance percebeu que era o seu filho. O impulso do coração de pai era parar junto do morto querido e dar vazão à sua dor, mas o dever do momento ordenava que ele prosseguisse no ataque; assim, roubando às pressas um beijo, aos lábios mortos, avançou rápido, liderando seu grupo no ataque.
O choro inconsolável à beira de um túmulo não poderá restituir-nos aquele que amamos, nem tampouco bênção alguma virá dessa tristeza. A dor faz cicatrizes profundas; ela grava seus registros indelevelmente nos corações dos que a sofrem. Na verdade, nós nunca nos recuperamos inteiramente de nossas grandes dores; nunca mais seremos os mesmos depois que passarmos por elas. No entanto, na dor que foi devidamente aceita e suportada com ânimo, há uma influência humanizadora e fertilizadora. Aliás, são pobres os que nunca sofreram e não trazem marca de sofrimento. O gozo que nos está proposto deveria brilhar sobre as  nossas dores, como o sol brilha através das nuvens, dando-lhes  glória. Deus estabeleceu as coisas de tal forma que, prosseguindo no dever [ de viver e continuar a vida], encontraremos a mais rica e verdadeira consolação. Se nos sentarmos para acalentar as nossas dores, a escuridão cresce à nossa volta e penetra em nosso coração, e nossa força muda-se em fraqueza. Mas se voltarmos as costas à sombra e tomarmos as tarefas e deveres que Deus nos chama, a luz novamente voltará e ficaremos mais fortes ( J.R. Miller, Mananciais no Deserto).

SUAS DEDUÇÕES

É difícil ver aquilo que você deduz que não pode ver; é impossível realizar aquilo que você deduz que não pode realizar.  John Thompson

Se nada parece estar funcionando para você, isso é um bom sinal de que é hora de reexaminar as suas deduções. Frequentemente uma simples mudança nas suas deduções poderá abrir-lhe um mundo novo de valiosas e positivas possibilidades.

Aquilo que lhe parece totalmente absurdo em certo momento pode muito bem ser completamente razoável depois de algumas mudanças de deduções. Aquilo que parecia inquestionavelmente fora do seu alcance poderá se tornar acessível com uma mudança das suas deduções.

Aquilo que é possível para você é firmemente enraizado naquilo que você assume ser possível. O mundo que você vê é baseado, em grande escala, no mundo que você deduz que seja. As suas deduções tem uma poderosa influência na substância e qualidade da sua vida. Portanto, renove, substitua, e revigore as suas deduções de tal maneira que elas possam trabalhar em seu favor.
Nélio DaSilva

Para Meditação:
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TUDO EM RETORNO

O consolo que você oferece também serve para aliviar a sua própria dor.  Mirtes Coleman

O que você faria hoje se soubesse com toda certeza que as mínimas coisas que você fizesse no dia de hoje retornariam para você? Como você trataria os outros se você soubesse que isso iria determinar a maneira como você seria tratado? Quais seriam os valores que você criaria neste mundo se você soubesse que isso acrescentaria valores na sua própria vida?

O fato é que aquilo que você faz - de fato - retorna para você. Como não iria retornar? Quando você ama genuinamente, você também é amado. Quando você aprecia as pessoas, você é admirado. Quando você ensina, você aprende. Quando você dá, você recebe.

Você é aquilo que você vive. Não existe uma maneira de ludibriar esse inexorável processo da vida. Tudo retorna a você. Portanto, use cada momento, cada oportunidade de ouro que Deus lhe oferece para fazer uma diferença no mundo que em retorno fará também uma imensa diferença em você.
Nélio DaSilva

Para Meditação:
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.  Mateus 7:12

www.encorajamento.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VIVA COM QUALIDADE


Não existe nada que possa acrescentar mais objetividade em sua vida do que concentrar as suas energias num limitado número de alvos.  Nido Quebein

Fazer a vida mais rápida não a faz necessariamente melhor. Desfrute a oportunidade de saboreá-la a cada momento, a cada encontro, a cada experiência. Ter mais de alguma coisa não acrescenta liberdade e nenhum real valor à sua vida. Você pode hoje desfrutar a liberdade do excesso que tem a tendência de sufocá-lo.

Tentar ser alguma coisa que você não é não lhe acrescentará coisa alguma. Viva com autenticidade e traga o poder da verdade para o seu lado. Preocupar-se, amedrontar-se e ressentir-se nunca lhe aproximará dos seus sonhos. Mantenha a paz em seu coração, em seus pensamentos, em suas ações e você acrescentará inestimável valor ao seu mundo.

A sua vida é um dom precioso de Deus; ela é singular e a coisa mais preciosa que você tem. Viva com qualidade a cada momento. Esse é o dia que Deus lhe deu. Viva-o com riqueza e significação. Você pode fazer o que é certo, o que é real, o que é verdadeiro e o que é você.
Nélio DaSilva

Para Meditação:
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.  João 14:27



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

QUEM VOCÊ É

A questão é entender a mim mesmo, enxergar o que Deus realmente quer que eu faça...encontrar a idéia pela qual eu possa viver e morrer. Soren Kierkgaard

Você realmente deseja o que você pensa que deseja ou você está apenas perseguindo um sonho emprestado? O mundo está constantemente lhe sugerindo uma enorme quantidade de coisas para você obter. O problema é que essas coisas não lhe trazem satisfação e contentamento.

Quando você passa a tentar concretizar um sonho que não é seu, não haverá paixão que possa impulsionar tal sonho. Portanto, pare de ouvir o que mundo está dizendo o que você deve desejar. Pare para ouvir quem você realmente é. Viva, não para impressionar os outros mas para focalizar nos valores mais preciosos para você.

O sucesso genuíno vem quando você passa a compreender que o mero sucesso em si mesmo tem pouco ou nenhum significado. Real sucesso ocorre quando você íntima e profundamente se dá conta de quem você realmente é.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

...pela graça de Deus, sou o que sou. I Corintios 15:10

www.encorajamento.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Louvarei ao Senhor — "em todo o tempo"

revista ultimato / edicao 332 Setembro/Outubro
www.ultimato.com.br


Ronaldo Lidório

Enganoso é o nosso coração. Não é raro observar que, por vezes, mesmo tendo muito mais do que precisamos, permanecemos descontentes pelo que julgamos nos faltar. Outras vezes, mesmo tendo pouquíssimo, o pouco que temos se mostra suficiente para encher o coração de louvor e agradecimento a Deus.

Isto nos leva a uma percepção bíblica de que o louvor a Deus não é definido pelas circunstâncias da existência, mas pela atitude do coração; e que nosso coração, essencialmente enganoso, é também ensinável, e deve aprender a louvar a Deus dentro de uma proposta bíblica radical — “todo o tempo”.

O Salmo 34 é um convite ao louvor e à maturidade espiritual. Nele o salmista manifesta o compromisso de louvar ao Senhor em “todo o tempo”(v.1). Louvar ao Senhor ao receber o que tanto desejou, ou ao ser surpreendido por uma ótima notícia, é uma resposta natural dos sentidos, e não exige nada especial do nosso coração. A proposta bíblica, porém, é louvar a Deus em “todo o tempo”: no dia bom e também no dia mau; em plena saúde e nos dias de enfermidade; quando aplaudido ou criticado; ao receber uma resposta positiva do Senhor ou quando ele nos fecha um caminho que intensamente desejávamos seguir.

Louvar a Deus em “todo o tempo” implica reconhecer que todos os planos do Pai são planos de amor. Que todas as coisas, de fato, cooperam de alguma forma, que pouco compreendemos, para o bem dos que sinceramente amam a Deus, e isto nos basta.

Louvar a Deus em “todo o tempo” implica também reconhecer que as circunstâncias da vida, mesmo as mais complexas e difíceis, possuem algum motivo de gratidão. Neste salmo não encontramos um cenário de perfeição que nos leva naturalmente ao louvor, mas um louvor que é proferido na realidade por uma vida que possui desafios constantes. Os versos 4, 5 e 6 nos falam sobre temores, angústias e prisões. O verso 8 nos leva, entretanto, ao reconhecimento de que, além das cores que pintam o presente cenário da existência, Deus é bom. Somos conduzidos não apenas a compreender a sua bondade, mas a experimentá-la: “provai e vede que o Senhor é bom!”.

Deus não é apresentado como aquele que realiza atos de bondade, mas como aquele que é bom em sua essência. É da natureza de Deus ser bom. Alguns passam por angústias e tornam-se murmuradores. Outros passam por tragédias e reconhecem a bondade do Senhor. A diferença parece estar na atitude do coração.

Em seu edificante livro O Discípulo Radical, John Stott nos apresenta oito características de um discípulo: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. Em todas elas ele destaca a atitude do coração, e a diferença entre o que meramente conhecemos e aquilo que abraçamos como valor e prática de vida. O louvor a Deus não é simples assunto de exposição ou tão somente artigo de fé. Ele deve ser praticado, e praticado “todo o tempo”.

É certo também perceber que o louvor a Deus combate a ansiedade da alma. Depressões, ansiedades, fobias e temores são as enfermidades do século. Neste salmo vemos que, ao praticar o louvor, pacificamos nossos corações. No verso 1 ele nos fala sobre a alegria, no 2, sobre a libertação dos temores e, no 5, sobre a libertação das angústias. Louvar a Deus alegra o coração do Pai e também apazigua a nossa alma, uma vez que nos conduz a reconhecer que nossas vidas estão nas mãos daquele que, em todas as coisas, é bom.

A declaração de louvor, lançada intencionalmente no futuro (“louvarei” ao Senhor), é sem dúvida uma afirmação de fé para caminharmos com Deus, pois não conhecemos o amanhã. Não sabemos o que nos aguarda, se a alegria inesperada ou a tragédia mais temida. Diante deste cenário de fluida incerteza o salmista faz um compromisso e o declara: “amanhã... eu o louvarei”.

O que pode parecer uma incoerência perante a inconstância da vida é, na verdade, uma afirmação de conhecimento e confiança. Não conhecemos o amanhã, mas conhecemos o Deus que controla o amanhã. Não sabemos se alegrias ou tragédias virão, mas estamos certos que nenhuma tragédia é maior que a sua bondade. Não conseguimos desvendar os mistérios da vida, mas sabemos que os planos do Pai são planos de amor. Desta forma, louvar a Deus é certamente um exercício de fé que apazigua as ansiedades da alma e nos dá paz. No amanhã — que desconheço — eu o louvarei.

Em 1873 um navio francês, o Ville de Havre, seguia da costa leste americana para a Europa. Entre os passageiros encontravam-se a senhora Spafford — esposa de um cristão piedoso, jovem advogado de Chicago — e seus quatro filhos. Nesta viagem o navio sofre um acidente e vem a naufragar, morrendo quase todos os tripulantes. Dias de desespero se seguem com a ausência de notícias para as famílias dos desaparecidos em alto mar. Finalmente o senhor Spafford recebe um telegrama comunicando que sua esposa foi encontrada ainda com vida, mas estava só. A mensagem sobre a perda de seus quatro filhos lhe aflige a alma. Ele chora e lamenta. Depois senta-se e escreve a letra de um hino que se tornaria conhecido em todo o mundo: “It is well with my soul” (Está bem a minha alma), conhecido como “Sou feliz com Jesus”. Assim, ele diz:

Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer
Oh, seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou

O louvor a Deus não é definido pelos marcadores da nossa história, mas pela bondade do Senhor que vai além das linhas do horizonte do entendimento da vida.
Louvar a Deus é reconhecer que a sua bondade será sempre maior do que qualquer acontecimento que possa se abater sobre nossos dias. É cantar a sua bondade nos dias de luz e alegria, e não deixar de fazê-lo nos dias de forte neblina e cores escuras. Sua bondade é maior que a vida.

Um dia, em luz plena e eterna, cantaremos a sua bondade em “todo o tempo”. Não precisaremos de fatos da vida para fazê-lo. A sua presença nos bastará.