domingo, 31 de março de 2013

A FAMÍLIA PONTOCOM

IPI da Lapa: A FAMÍLIA PONTOCOM

Vivemos num mundo onde o individualismo está sendo levado ao extremo pelo desenvolvimento cada vez maior de tecnologias próprias ao isolamento das pessoas. Tecnologias que, de uma forma mercadológica enganosa, levam-nos a pensar que fazemos parte de uma comunidade global. A televisão, a Internet, o telefone celular nos dão a sensação de não estarmos sozinhos, quando na verdade, estamos cada vez mais longe uns dos outros, cada vez mais reféns dos "tecnorelacionamentos" da rede mundial de comunicação sem interlocutores.

O Instituto Datafolha, diz que 55% dos brasileiros acessam a internet. Estamos ligados ao notebook, Ipad, Smartphone. Todos nós temos pelo menos um blog, twitter ou e-mail que nos mantém ligados diariamente ao fantástico mundo virtual das relações desprovidas de tato, de cheiro, de carne e de calor humano.

O deus do homem moderno, do consumidor passivo é a energia elétrica. A vida atual depende intrinsecamente da eletricidade para continuar funcionando. Sem ela, é como se nos tirassem o ar dos pulmões.

A bíblia do homo consumidor é o Google. Quer conhecer uma pessoa? O Google diz quem ela é. Quer saber o que dar de presente? O Google diz o que comprar. Não sabe mais quem você se tornou? Pergunte ao Google.

Nossos encontros reais são cada vez mais raros. Cada vez com menor duração. Cada vez mais sem sentido. Buscamos o outro no vazio das relações digitais. Contabilizamos nossas amizades pelo número de contatos do Facebook.

Nada mais fantasioso do que viver com nós mesmos, afastados do outro, da alteridade que nos apresenta verdadeiramente a nós mesmos.

A tecnologia está afastando pais e filhos. E para disfarçar o crescente vazio relacional familiar, aceitamos as afirmações sugeridas pelo Google, grosseiramente traduzidas, de que nossos filhos são mais cultos e inteligentes à medida que nos exigem ter em casa as mais novas tecnologias criadas no Vale do Silício.



extraído do boletim 187 de 22.05.11 da IPI da Lapa


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